FUTEBOL PAIXÃO MAIOR DO BRASILEIRO

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OS CINCO MAIORES ESTÁDIOS DA EUROPA NA ATUALIDADE





Camp Nou é um estádio localizado na cidade de Barcelona, na Catalunha (Espanha), que pertence ao Barcelona e tem atual capacidade para 98.787 pessoas. Foi inaugurado em 24 de Setembro de 1957, quando o Barça abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por ser muito pequeno. A primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o Barcelona e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol de Futebol da temporada 1957-1958, o Barcelona venceu com uma goleada de 6 a 1 frente ao Real Jaén. Além de ser o maior estádio da europa, ja foi palco de duas finais de Liga dos Campeões (1989 e 1999) e também palco de Copa do Mundo (1982) e Eurocopa (1964). O Camp Nou é um dos estádios espanhois catalogados com "Cinco Estrelas" pela UEFA em 1998/1999.
O Estádio de Wembley é o estádio nacional inglês, situando-se em Wembley, a norte de Londres. Foi recentemente reconstruído. O anterior estádio era bastante conhecido pelos grandes concertos de bandas de rock e grandes clássicos do futebol, e o novo é o estádio mais caro construído na história. Tem 90 000 lugares, e é o segundo estádio europeu em capacidade, perdendo apenas para o Camp Nou, em Barcelona. O Estádio de Wembley foi inaugurado a 28 de Abril de 1923 e foi demolido em 2003, abrindo-se a porta para um novo super-estádio, muito mais arrojado que foi inaugurado em 2007, após quatro anos de obras. Abrigou final de Copa do Mundo (1966) e cinco finais da Taça dos Campeões Europeus e duas finais da Taça dos Clubes Vencedores de Taças.
The Grand Sports Arena of the Luzhniki Olympic Complex ou simplesmente, Luzhniki Stadium, é o maior estádio da Rússia e atualmente o terceiro maior da europa. Fica localizado em Moscou e tem a capacidade para quase 85 mil (84.745) pessoas, todos sentados e cobertos. Teve sua inauguração em 31 de julho de 1956. O estádio é sede da final da Liga dos Campeões de 2008 e de propriedade do Spartak Moscow. É um dos poucos estádios europeus a usar grama artificial, devido ao clima de um típico inverno congelante. É mais um do estádios catalogados como “Cinco Estrelas” pela UEFA.
O Olimpiysky National Sports Complex, fica em Kiev, Ucrânia. Sua inaguração foi em 12de agosto de 1923 e passou por renovações e expansões. O estádio é de propriedade da própria cidade de Kiev e tem capacidade para 83.450 pessoas. E será sede de jogos da Euro 2012, já que Plônia e Ucrânia foram escolhidas. O maior estádio da Ucrânia é usado para receber partidas da seleção nacional e jogos do Dínamo de Kiev em partidas dos torneios europeus. Mudando um pouco de assunto e visando uma maior informação, a partir daqui não defino mais numeração na ordem para estádios, é muito difiícil definir a quantidade, já que as vezes os números de lugares podem variar em apenas dezenas ou centenas de lugares, portanto, fiquem atentos apenas à questão geral dos maiores estádios da europa.
O estádio Giuseppe Meazza, mais conhecido como San Siro, situa-se na cidade de Milão, na Itália. Neste estádio jogam dois dos maiores times de futebol italianos: Milan e Internazionale. Durante alguns anos foi o maior estádio do mundo. O estádio começou a ser construído em 1925, sendo inaugurado em 19 de Setembro de 1926 com o jogo Internazionale 6 x 3 Milan, no distrito de San Siro, daí o nome do estádio. Durante anos foi estádio do Milan. Só mais tarde, em 1947, a Internazionale começou a também manda seus jogos no estádio. Em 1980, o estádio foi rebatizado oficialmente como Giuseppe Meazza em homenagem a um jogador, ídolo das duas torcidas, morto um ano antes. Já abrigou finais de Copa da UEFA e antigas Liga dos Campeões. Sua capacidade atual é descrita como para 82.955 lugares e um dos dois estádios italianos catalogados como 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário