FUTEBOL PAIXÃO MAIOR DO BRASILEIRO

sábado, 2 de junho de 2012

AMANHÃ TEM BRASIL E MÉXICO, AMANHÃ SIM É PEDREIRA


Apesar de ter uma boa vantagem no confronto diante do México, enfrentar o adversário deste domingo não tem sido uma tarefa simples para a Seleção Brasileira neste século. Em oito duelos a partir de 2001, o retrospecto é equilibrado: três vitórias para cada lado e dois empates.
Mas no histórico do confronto, a liderança brasileira é confortável. Em 33 partidas entre as seleções principais, o Brasil ganhou 21 jogos, contra apenas seis dos mexicanos. E ocorreram seis empates. Os brasileiros marcaram 69 gols e sofreram 30.Dos 33 duelos, três ocorreram em Copas do Mundo. E o Brasil venceu todos: 4 a 0 em 1950, 5 a 0 em 54 e 2 a 0 em 62. A partida inaugural do Mundial de 50, no Maracanã, foi também o primeiro encontro entre os dois selecionados. E a goleada nacional quatro anos depois na Suíça até hoje é o maior placar já registrado no duelo. Ao lado da vitória pelo mesmo placar em 31 de julho de 1992, em Los Angeles (EUA), pela Copa da Amizade.
Apesar da grande dianteira verde-amarela, os mexicanos conquistaram vitórias significativas. Como na final da Copa das Confederações de 1999, quando ganharam por 4 a 3 no estádio Azteca. Em 1996 e 2003, os dois países decidiram a Copa Ouro, também com triunfos mexicanos. Mas o Brasil disputou as competições com equipes sub-23.
O Brasil venceu os dois últimos jogos contra o México: 3 a 1 em um amistoso disputado em 12 de setembro de 2007, em Boston (EUA), gols de Kleber, Kaká, Afonso Alves e Cacho; e 2 a 1 em 10 de outubro de ano passado, já sob o comando de Mano Menezes. David Luis (contra) fez o gol mexicano, mas Ronaldinho Gaúcho (de falta) e Marcelo viraram o marcador.
Mas as duas vitórias brasileiras foram precedidas por duas derrotas. Na Copa das Confederações de 2005, o México bateu o Brasil, que seria o campeão do torneio, por 1 a 0, gol de Borghetti. E na Copa América de 2007, os mexicanos triunfaram por 2 a 0, gols de Castillo e Morales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário